The Wrestler


Ando a dias, como algumas mulheres, num ritmo tão frenético que me esqueço de mim. Enquanto jantava prometi a mim mesmo que iria ao cimena. Regressei ao escritório com a certeza que o bilhete me auferia: The Wrestler/4-3-2009/00:15.
Contei com o tempo das aprentações e cheguei ao cinema uns 10 minutos atrasado, não mais. Não encontrei ninguém para me receber. Passei a barreira de fita vermelha que barrava o corredor de acesso a várias salas e procurei a minha.
Abri a porta e desviei a cortina. A sala estava na escuridão, interrompida somente pelas legendas da apresentação do filme. Esperei por mais luz. Et voilà! Mickey Rourke na tela com o aspecto sebento e gasto que o papel requeria de um lutador de wrestling decadente. Olhei ao redor e não vi vivalma. Nessuno! O cinema seria só meu, desejo que dispensava pois preferia o conforto de algumas sombras e tosses que partilhassem o momento. O filme que tem a dimensão que o personagem lhe dá, nem mais nem menos, tornou-se assim épico. Um espectador cansado numa catedral só sua a presenciar uma tragédia pessoal, banal, onde o orgulho do personagem leva a um desfecho pouco normal para um filme de Hollywood. Entrei só e saí triste. Queria repousar as ideias e ofereceram-me angústias alheias. Fui para casa a pé, benefício que não desprezo, a pensar na vida, no sentido desta, da minha. Este é um egoísmo que guardo para mim.
Se aconselho o filme, claro! Se o voltaria a ver, não. E percebi a razão para ele não ter ganho um óscar; passou mais de metade do filme a ser filmado por trás, literalmente, e o público gosta de ver caras. Até eu... que estava sozinho no cinema sem drops de aniz.



A Guardiã dos Sonhos fez um reparo certo, a banda sonora do filme é soberba. Deixo-vos um cherinho...

25 comentários :: The Wrestler

  1. Ai, não sei como você consegue...
    Ir ao cinema sozinho, meu Deus. tálok
    Engraçado, chegou 10 minutos atrasado e o filme já tava começando?
    Aqui demora no mínimo 20 minutos ou meia hora só de trailer, HAHA'.
    ok
    Eu não sou muito fã desse filme aí não.
    Hollywood tá em pequenas decadências, sabe (ao menos pra mim), "não se fazem mais filmes como antigamente"...

  2. Que estória triste... como o tempo, hoje!!!

    Céu chora (tb.)

    Anónimo

    4/3/09 17:23

  3. Estar cansado e ver um filme mais ou menos...
    eu teria dormido...rsrs
    enfim
    espero que tenha descansado
    eu tô morta, noite mal dormida...problemas e tal
    Boa tarde pra vc
    Beijos

  4. Olá,
    obrigada pela visita e comentário.Estive a ler alguns dos teus textos e volto concerteza!
    Estou curiosa quanto ao filme, porque acho que não vejo Mickey Rourke desde 9 semanas e 1/2.Acredita que senti uma certa alegria quando ele foi nomeado e segundo o que ouvi, a nomeação foi merecida.
    Ir ao cinema sózinha já por si seria complicado pra mim.Detesto andar sózinha, nunca me habituei e numa sala completamente vazia deve ser um tanto estranho realmente.
    Pena que tenhas vindo triste, em vez de teres relaxado...
    Beijos

  5. Bertonie: é importante sabermos estar sozinhos, ter esse prazer, senão como poderemos dar prazer aos outros se não estivermos bem connosco próprios? ;) Mas não te preocupes, é raro ir sozinho, mas ontem, dadas as circunstâncias, fui mesmo assim!
    Abraço

    Anónimo/a: estória triste? Não te riste com "E percebi a razão para ele não ter ganho um óscar; passou mais de metade do filme a ser filmado por trás, literalmente, e o público gosta de ver caras."... era uma piada, o desbloqueador de tristeza... "tant pis", ficou a intenção! :)

    gabyfisher: estar numa sala sozinho é bom se for esse o "astral" do momento; confesso-te que quando me sentei, olhei para trás e vi na sala de projeccção alguém que estava a olhar para mim; coitado, devia estar a confirmar se estaria a trabalhar para o boneco! :D
    Eu tenho dois tipos de cansaço, como todos nós, aliás; físico e mental. O físico ter-me-ia levado para a cama, o mental precisa de outro tipo de descanso, como este, a escrita.
    Beijos

    Humana: vejo, pelo teu comentário e anteriores, que as pessoas têm pânico de estarem sozinhas. Sobretudo ir a um lugar público sozinhas. Eu não, talvez a experiência de outros povos do Norte me tenha ensinado isso. Contudo sou um animal sociável, extrovertido e que adora estar em boa companhia. Mas adoro passear num fim de tarde na praia sozinho, quando elas estão desertas, para ter o prazer de não ter distracção maior do que a natureza. Contemplação, essa é a minha religião. Outros viram-se para outras Igrejas, cada um tem a sua. :)
    A minha tristeza é muito momentânea, nada que não se resolva com a boa disposição que a vida me dá! :)
    Beijos

  6. Vi o filme numa versão pirateada e concordo contigo: gostei mas não voltaria a ver. A câmara sempre por cima do ombro dele às vezes é um bocadinho irritante.

    Mas acho que a Marisa Tomei merecia uma coisinha melhor... ;)

  7. Ainda não vi esse filme, mas já li sobre ele em vários blogues e confesso que fiquei curiosa. Vamos ver se este fim de semana arranjo algum tempo livre para espairecer...Já agora eu também gosto de ir ao cinema sozinha;) beijos

  8. Gostei do discurso do Mickey Rourke, quando ele ganhou o Globo de Ouro.
    Por esse motivo fiquei com vontade de ver o filme! Adoro a Banda Sonora!
    Depois de ver o filme, volto para comentar este post :)

    beijos e boa noite

  9. M: o realizador quis fazer-se de Tarentino e exagerou nalguns planos, concordo! Achei-o muito envelhecido, tal como na cerimónia dos Óscares, mas ele está perto dos 60 e a idade não perdoa.
    A Marisa Tomei merecia várias coisas melhores... ela é um portento de mulher e faz um papelão! Olha, ela merece um Wallpaper!! :D
    Beijos

    Mona Lisa: alvíssaras, senhores, que ela está viva! :D Se não viste o Slumdog Millionaire, opta por esse. Virás, seguramente, bem disposta! :) Não que este seja mau, mas se tiveres que optar... Quanto ao ir ao cinema sozinho... como me compreendes! ;)
    Beijos

    Guardiã dos Sonhos: sim, provocador como sempre a deixar desbocada a apresentadora que se esqueceu do prémio! :D
    A banda sonora é excelente, um facto. Deste-me uma boa ideia, vou colocá-la aqui se a encontrar.
    Beijos

  10. Não sei o que me parecia ser o único espectador num filme!!

  11. mfc: a dificuldade em escolher o lugar certo? :)
    Abraço

  12. Este é um dos filmes dos óscares que ainda não vi. Já li algumas coisas sobre o filme que vão ao encontro do que disseste. De qualquer forma, mesmo que Mickey Rourke tivesse sido filmado "pela frente" não tinha hipótese. O Sean Penn arrasou no Milk. O óscar de melhor actriz foi também bem entregue. Já estive numa sala de cinema apenas com mais uma pessoa. Não, não tinha ido comigo.

    Assinado: Cemremos

    Anónimo

    4/3/09 20:38

  13. Cemremos: ainda não vi o Milk, mas a maioria dos críticos votou no Mikey Rourke. A vitória do Sean, actor que não aprecio, foi vista como uma surpresa. Os óscares valem o que valem, é a indústria a votar e, como sabes, as bilheteiras falam mais alto. De facto, a votação é feita assim (da wikipedia):

    The Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS), a professional honorary organization, maintains a voting membership of 5,829 as of 2007.
    Actors constitute the largest voting bloc, numbering 1,311 members (22 percent) of the Academy's composition. Votes have been certified by the auditing firm PricewaterhouseCoopers (and its predecessor Price Waterhouse) for the past 73 annual awards ceremonies.
    All AMPAS members must be invited to join. Invitation comes from the Board of Governors, on behalf of Academy Branch Executive Committees. Membership eligibility may be achieved by a competitive nomination or a member may submit a name based on other significant contribution to the field of motion pictures.
    New membership proposals are considered annually. The Academy does not publicly disclose its membership, although as recently as 2007 press releases have announced the names of those who have been invited to join. The 2007 release also stated that it has just under 6,000 voting members. While the membership had been growing, stricter policies have kept its size steady since then.

    Isto é, quem vota é a indústria americana, sobretudo os não actores (estes representam 22%), sendo que a maioria está mais ligada à produção, etc.

    Quanto a teres estado no cinema com mais uma pessoa, isso sim, é giro. Depois, podiam ter saído para tomar uma bebida e falar sobre o filme. Há aventuras que começam por menos.

  14. Por acaso conheço processo de votação, já tinha lido. Não há duvida que os óscares valem o que valem e há filmes brilhantes que acabam por ser ignorados e que mereciam reconhecimento. Por acaso, acabei por ficar a falar com a tal pessoa no fim do filme (sobre o filme). Ainda me lembro qual era o filme - The Big Lebowski, dos irmãos Coen. Mas sem bebidas ;)

    Cemremos

    Anónimo

    4/3/09 22:19

  15. Piquei-me.
    Qual é a associação entre o ritmo frenetico e as mulheres? Não vislumbro explicação que a justifique. Dá-me luz, por favor, para sair da escuridão onde me encontro!

    Notazinha: O Mickey Rourke é sempre este ogre horrivel. Anda bem que está sempre de costas!

  16. :)............despiquei-me.
    E sozinha.
    Motivo?
    Fui ler de novo. E percebi! As minhas desculpas.
    Adorei a subtileza dos dias.
    (Só a percebi quando fiz à segunda leitura :(!)

  17. Cemremos: adoro os irmãos Coen, nem percebi porque o "destruir depois de ler" não foi nomeado. Confesso que achon que o Brad Pit teve um papel mais notável nesse filme do que no Benjamin Buton.

    Kika: ena; isso é o que chamo autoflagelação. :) Já estás na luz por isso dispensas a lanterna! :D Quanto ao Mickey Rourke, concordo, hoje está um ogre, impressiona, mas é um excelente actor.
    Beijos

  18. O "Burn after readind" é fantástico. Concordo contigo, mais uma vez.

    Cemremos

    Anónimo

    5/3/09 06:13

  19. Excelente o teu comentario acerca do filme que enalteceu mais a minha vontade de ir ao cinema...
    Creio que o filme nao seja mais uma "biografia" da sua vida, que conheceu os exitos e termina um pouco perdido neste "rollacoster" da vida.
    Um beijo doce

  20. Cemremos: obrigado pela correcção, era de facto o "Queimar depois de ler!"

    Eu sei: boa correlação, mas o final é drástico e espero, sinceramente, que o dele seja bem melhor. :)
    Beijo

  21. "Fui para casa a pé, benefício que não desprezo, a pensar na vida, no sentido desta, da minha. Este é um egoísmo que guardo para mim".

    Olá,
    Curiosamente, há filmes em que saio com esta nítida sensação de interiorização e não é egoísmo. Digamos que o cinema, o ambiente em que o filme é visto (que nos entra pelos olhos de forma muito dirigida sem grandes distracções como pode acontecer se visto em casa), potencia estados de alma, e por isso eu também deambule ou rume a algures como se automatizado por emoções e pensamentos...

    Nunca me aconteceu nao haver ninguém no cinema, mas já aconteceu nao haver quase ninguém. Pessoalmente acho francamente chato...

    Abraços

  22. Daniel: é verdade, há filmes que nos fazem pensar, outros existem só para a nossa fruição. Não sei explicar porquê, mas se tivesse estado relaxado... ia-me sentir o Howard Hudges na sua sala privada de cinema. :)

    Abraço

  23. Gostei bastante.. do teu post! lol A sério, sobre o filme tb já falei no meu blog por isso n me vou repetir, apenas dizer q me identifiquei com o q sentiste..

    E fiquei com vontade de ir ao cinema sózinho..

    Um abraço!

  24. Gostei bastante.. do teu post! lol A sério, sobre o filme tb já falei no meu blog por isso n me vou repetir, apenas dizer q me identifiquei com o q sentiste..

    E fiquei com vontade de ir ao cinema sózinho..

    Um abraço!

  25. Gostei bastante.. do teu post! lol A sério, sobre o filme tb já falei no meu blog por isso n me vou repetir, apenas dizer q me identifiquei com o q sentiste..

    E fiquei com vontade de ir ao cinema sózinho..

    Um abraço!

Enviar um comentário

Não desistas à primeira! Escolhe o perfil e, antes de enviares o comentário, faz "copy" do que escreveste. Podes ter de dar mais de um ok. Não é maldade, antes ignorância deste blogue... Seria uma pena não aprender contigo! :)