Roland

Tenho um piano digital em casa. Comprei-o por impulso; alguns anos mal estudados no conservatório e a vontade tremenda de tocar ajudaram à loucura.
Fui à net e li tudo o que me foi dado a ver sobre pianos digitais. Após longa triagem cheguei ao Roland RD-700. Oitenta e oito teclas com contrapesos para permitir a mesma pressão e retorno de uma tecla de piano. Centenas de instrumentos e acompanhamentos, divisão do teclado em dois permitindo dois instrumentos em simultâneo, ritmos estonteantes, capacidade de expansão com novos instrumentos e entrada e saída Midi. Estava conquistado embora me tivesse entusiasmado com os Yamaha e os Korg.
Às vezes olho para ele, provoca-me, como se me perguntasse o que está a fazer aqui. Tenho tocado pouco, um facto, mas não lhe vou dar descanço. Apetece-me! Os vizinhos não se podem queixar, tenho auscultadores...



A única semelhança é o piano...

16 comentários :: Roland

  1. Rapaz nem me fale! Minha guitarra está me xingando lá em casa de tanto tempo que já não me achego dela.
    Um abraço e boas músicas.

  2. Olha sugeria-te que colocasses um video onde tu mesmo tocas. Aprecio mais o piano classico, e um bloguista acaba de o fazer devido à instencia de um pedido meu antefeito por outr@s.
    http://henriklife.blogspot.com/2009/03/o-prometido-e-devido.html

    queres seguir o exemplo?

    abraço

  3. Que estranha ideia da vida!

    Anónimo

    12/3/09 12:28

  4. Atira-te a ele!!! Não lhe dês descanso! Torna-se uno com o piano e deixa fluir controladamente a emoção!

    Pessoalmente prefiro os Bösendorfer ou os Steinway & Sons, apesar de me contentar com o meu acústico da yamaha. Clavinovas não me atraem, mas são teclados na mesma! =D

    Se tens bases de piano é a única cousa k precisas. Basta teres o bichinho do piano em ti! ;)

    Abbraços!

  5. E eu percebo tanto disso como de agricultura! (lol)
    Toca, toca que o teu tocar tem graça...

    Anónimo

    12/3/09 17:21

  6. Olha, e já agora "twitas" ou nem por isso?

    Anónimo

    12/3/09 17:23

  7. aiiiii! a gastar dinheiro e não usas?? Está mal! Toca a começar!

  8. Mas...TU SABES TOCAR PIANO???
    Não acredito..e só dizes agora??:P Eu adoro, AMO pianos, já deves saber isso:P Quando é que gravas um vídeo e nos deixas ver e ouvir?:)) beijos

  9. L.S. Alves: hahahaha! Eu levei o piano do escritório para a sala novamente, vantagem de quem vive sozinho. Posso assim tocar enquanto ouço DVD de grupos que adoro, improvisar, errar... whatever... a asneira é minha e o prazer também! 
    Abraço

    Daniel Silva: meu caro, terei todo o prazer de o fazer quando a minha ignorância ultrapassar a minha vergonha! Contudo, eu partilhei este prazer porque me estou certo que vocês têm prazeres semelhantes; na verdade, nas artes sou aprendiz de piano, escrita, pintura e escultura, nesta ordem de ignorância crescente. Dizem que devia ter sido arquitecto, mas sou outra coisa que nada tem a ver com arte mas que adoro, sou um privilegiado. Quanto ao ouvido, é tísico... os que escutam notam, eu não! :D
    Grande abraço

    Anónimo/a: estranha, talvez, mas a vida por vezes não nos dá tempo para o que queremos e, no meu caso, adoro tanta coisa que me disperso... é tudo uma questão de método, eu sei, de prioridades, eu sei, mas tenho-as gerido mal, talvez. Fico feliz de teres encontrado uma forma menos estranha de vida. Queres partilhá-la?

    Henrik: como me compreendes! ;) E sentir as teclas a fugirem-nos dos dedos, brincar no teclado como quem soma acordes com devaneios, uma loucura... e, se fores como eu, tocas de olhos fechados a maior parte do tempo, pois não se trata de memória mas de sensibilidade.
    Vou-te contar um segredo; tenho uma prima pianista que vive com um dos músicos dos Deolinda, o Luís, pessoas de uma simplicidade fantástica. O grupo ainda experimentou o piano, mas o conceito não funcionava. A irmã, a Rita, é pintora e vive em Nova Iorque e está a ter imenso sucesso, tendo passado previamente por Milão. Saem ambas à bisavó que foi aluna do Viana da Mota, que como sabes é considerado o melhor pianista português de todos tempos (não desfazendo na Maria João Pires) e que estudou com Franz Liszt . Ela tirou, ao tempo, piano e violino com nota máxima mas o casamento terminou-lhe a carreira, como acontecia amiúde naqueles tempos. Conto-te isto pois gosto de partilhar algumas coisas minhas, não todas, mas tenho imensa pena dela (morreu com quase 100 anos) pois era um doce e acho que se perdeu uma grande pianista... e que ela sofria com isso.
    Quantos aos pianos, concordo plenamente contigo; um acústico será sempre um acústico. Contudo, a Roland fez “samples” para vários pianos acústicos (verticais, meia-cauda, cauda, etc.) por corda... i.e. mantinha na armação do piano só a corda a ser gravada para que a ressonância das restantes não interferisse. Consegues imaginar a qualidade do som? É do além! Depois, tenho a vantagem de ter uma orquestra comigo, eu pouco faço... hahahaha!
    Abraço

    Maria Moura: aqui só se rega a criatividade, pois é desta que nascem coisas... como a música! ;) Quanto ao twitar, nem por isso, pois ando com pouco tempo, mas já tenho conta. Um dia destes entro nas ondas curtas... por enquanto mantenho-me em FM! :D
    Beijos

    Saltos altos vermelhos: tens toda a razão, mas acho que uma mulher compreende melhor do que ninguém o que são compras por impulso... ouve lá, quantos pares de sapatos tens no armário que só usaste uma vez? ;) Tens alguma coisa a ver com a Rita Red Shoes?
    Beijos

    Lisa: eu não sei tocar piano, só sei tocar nas teclas do piano e mal... consigo ler as pautas, embora esteja enferrujado, e mais não digo para não me envergonhar! Uma coisa é certa, nunca me ouvirás a tocar clássicos, disfarço melhor as minhas limitações noutros géneros! :D
    Sabes, tenho um amigo da tua terra, Braga, e que toca piano maravilhosamente bem, estudou no colégio da Gulbenkian onde aprender a tocar um instrumento é obrigatório (segundo sei). Lembro-me de estar em casa dele, depois de ter corrido bares e discotecas, e ele tocar às "quinhentas da manhã" e eu perguntar-lhe... "a tua mãe não acorda?"... e ele, "não, toma prozac!". No meu caso, se não tivesse auscultadores acho que me internavam! :D
    Beijos

  10. Que maravilha Lucian. O teclado será um companheiro para as noites mais frias. E para as quentes também... vais impresionar muitos com seus dedos. rs
    Abração.

  11. Cleyton: impressionar é a palavra certa. Se me ouvirem não me vão esquecer... aviso já que o tratamento será caro! Eu não arriscaria... :D
    Abraço

  12. Aprendiz, não estarás a ter muita modéstia???? Deixa ao menos que nós, os ouvintes e severos críticos julguem essa tua capacidade num instrumento que desperta tanta paixão (eu também adoro pianos, daqueles de cauda, enormes, são tão românticos), por isso proponho-te um desafio, grava aí um vídeo (sem os auscultadores, nada de traquinices ok?) e manda como se fosse de outra pessoa, primeiro lês as críticas e depois revelas se quiseres, que tal??????
    Beijocas desafiadoras

  13. Karochinha: dá tempo ao tempo. Ando a desenferrujar, vamos ver se consigo! :) Quando partilhei este passatempo, nunca imaginei que despertasse o interesse em ser ouvido. Se soubesse, tinha ficado calado! :)
    Não quero castigar ninguém! :D
    Beijos

  14. Compreendo-te.. olha eu tb tenho 2 a ficarem com as teclas todas da mesma cor.. do pó! lool brincadeira.. estão tapados! lol

    Tenho um Sintetisador Yamaha sy-77 com um som fabuloso mas o meu sonho é mesmo ter um piano de cauda.. mas preciso de ter casa (tenho, preciso é de ter uma que tenha uma sala com a mesma área da minha casa inteira.. lol) para o poder ter.. quem sabe hoje o euromilhoes n me porpociona realizar este sonho? ;)

    Gostava de ouvir-te tocar.. q tal um video como diz o Daniel?? ;)

    Grande abraço e um excelente fds!

  15. Talvez se eu visualizasse no Exlorer consiguiria ouvir os vídeos que coloca aqui, mas no Mozilla num tem jeito.

    Que chique, piano digital, acho tudodibom, taí um instrumento que eu gosto, mas num sei :(
    Por enquanto só sei cantar....(na casa de banho, como dizem os portuguinhas fofis)

  16. karlytus: então compreendes bem o sentimento. Tens um clássico, bom sintetizador! Eu também gostava de ter um pianda de cauda, mas acho que não o merecia... primeiro que venham os vídeos de outros, como o teu! ;)

    Grande abraço e aproveita o Sol

    Cris: porque não experimentas instalar outro browser... eu gosto do Chrome da Google, experimenta. Quanto ao saberes cantar, tu cantas muito melhor do que eu toco... já te ouvi cantar no podcast que tens no teu blogue! Tens uma voz fantástica, parabéns! Momento Karaoke fantástico! A Marisa Monte em Viena. Sabias que quem só toca um instrumeto tem uma grande frustação... não ter voz! Acredita que não há melhor instrumento.
    Beijos

Enviar um comentário

Não desistas à primeira! Escolhe o perfil e, antes de enviares o comentário, faz "copy" do que escreveste. Podes ter de dar mais de um ok. Não é maldade, antes ignorância deste blogue... Seria uma pena não aprender contigo! :)