And now for something completely different

Não, não vos vou falar dos hoje dos Monty Python, talvez amanhã ou noutro dia, mas vou-vos mostrar um vídeo imperdível, uma lição que escapa à natureza portuguesa, e assim à minha, que devia ser de visionamento obrigatório no liceu, universidade ou em qualquer lugar onde se preparem pessoas para a vida.
Hoje apetece-me falar de algo verdadeiramente útil e que em tempo de crise tem valor acrescentado. TIME MANAGEMENT, i.e. gestão do tempo. Devem estar a rir-se, a pensar que não têm tempo para estudar a gestão do tempo, que tudo isto é blá-blá-blá na senda dos livros de auto-ajuda, um devaneio. Desenganem-se, isto não tem a ver com a auto-estima, tão somente com organização, com um conjunto de regras que nos auxiliam a ter mais tempo para nós. Uma hora e dezasseis minutos de informação que vos podem oferecer muitas horas úteis na vossa vida para serem gastas como quiserem ou, na perspectiva dos economistas, aumentar a vossa curva de utilidade.
Mas quem é o Speaker, e não falo do filme oscarizado, perguntarão? Randolph Frederick Pausch, com o "petit nom" de Randy, mundialmente famoso por ter assumido um cancro terminal e ter feito dos seus dois últimos anos um hino à vida. Já é lendária a sua última aula na universidade Carnegie Mellon, mais tarde alargada e publicada em livro, intitulada Really Achieving Your Childhood Dreams.
E agora divirtam-se, aprendam, tirem notas, aproveitem. É de sabedoria que se trata, embora num registo "cool", e ainda bem!



Dura 1h16... vejam com tempo e sem stress!

12 comentários :: And now for something completely different

  1. Sim, confesso que sorri e pensei "onde é que vou arranjar uma hora e dezasseis minutos para ver este video?".Os dias nunca me chegam e enquanto durmo, levo as noites a sonhar que corro. Enfiei a carapuça e irei ver o video (ou ouvi-lo enquanto faço outra coisa).

    Cemremos

    Anónimo

    5/3/09 06:21

  2. Obrigado pela visita. Pois é, o Ken sei não... hehe
    Vou arranjar um tempinho pra ver esse vídeo...tô sem tempo até para a monografia... abraço.

  3. Cemremos: que vida! Espero que o vídeo ajude!

    Cleyton: meu caro, volta sempre. É bom ter um publicitário entre os leitores/comentadores! :)
    Abraço

  4. Não venho ensinar nada... venho agradecer a referência ao " Aston Villa" do meu poema... curioso, é tão rápido que não o consegui ler, lá. Ah, se fôr relativo ao template, eu "meti-o na garagem"... é a crise. Relativamente ao termo ninhificam, tens razão, correctamente escreve-se e diz-se nidificam. Mas a Poesia, tal como a Música, deverá ter "enanrmonias", ou para chocar, ou ironizar, ou simplesmente porque sim.
    Comentário ao teu post... nota-se uma certa sabedoria sobre cinema e música e Língua Portuguesa, um correcto " relatar" a situação. Bem conseguido, acompanhado com o "utubeiro" video do " search video codes" que é longo demais... mas com tempo deve ser visto, sim!
    Abraço

  5. Miúdo do cubo mágico...eu infelizmente não entendo inglês. Gostei do teu texto.Revela maturidade. Vi nas notícias um excerto dessa aula super corajosa!Uma autêntica lição de vida!!!

    Beijos

  6. Delfim: meu caro Watson, eu jamais comentaria a palavra "nidificam" se não tivesse lido o poema. O que não fiz, é um facto, foi comentá-lo. Mas gostei, caso contrário nem tinha perdido tempo no blogue. :)
    Quanto a notar-se aqui uma "certa sabedoria", certamente, a dos outros, como a do Randy. A minha é pobre, daí o ignorante que pode muito bem servir-me de epitáfio. Se puder ver o vídeo vai gostar, vale o esforço! Obrigado pela visita.
    Abraço

    Pedras nuas: "miúdo"? Já ganhei o dia, miúda! :) Tenho pena que não fales inglês; eu tive de aprender francês por obrigação, italiano por habitação, espanhol por coabitação e inglês e alemão, muito arranhado, por profissão. Pede a um amigo que o veja contigo e o traduza. É fácil, vale a pena, e vais ganhar com isso.
    Beijos

  7. Voltei. hehe
    Ah, te coloquei no: "aprecio sem moderação".
    Abraço.

  8. Cleyton: obrigado. Devolvo a simpatia! :)
    Abraço

  9. Quase acompanhei o processo enquanto ele vivo. À distância e pelos media, claro, mas a vontade era quase de o ver/ouvir pessoalmente apenas pela admiração da pessoa em si, nao tanto pela "última lição" que deu...

    A dignidade, a coragem, e o sentido abstraído de si mesmo no sentido de alguém que terminará muito em breve a sua existência, fizeram-me desde logo admirá-lo imenso. Ainda nao vi o video (apenas tinha visto partes curtas) mas aproveitar vê-lo na sua totalidade...

    Abraço amigo

  10. Daniel: acho que lhe escreveste um belo epitáfio. Quando ao vídeo, acho que vais gostar.

    Abraço

  11. Adorei essa história, o exemplo, a licao de vida repassada...
    Será que ele está vivo? Nao ouvi mais nada a respeito.

    Bjocas,
    quanto a pergunta que fez, eu só canto no banheiro hehe

  12. Cris: a história é fantástica. De facto, ele viveu os dois últimos anos de vida com uma bonomia própria de um ser superior. Quanto às religiões ele dizia: "com o aproximar da morte tornei-me religioso, comprei um macintosh! :)

    Beijos

    Cantar no banheiro é uma virtude! ;)

Enviar um comentário

Não desistas à primeira! Escolhe o perfil e, antes de enviares o comentário, faz "copy" do que escreveste. Podes ter de dar mais de um ok. Não é maldade, antes ignorância deste blogue... Seria uma pena não aprender contigo! :)