Posso contar-vos um segredo?

O Segredo, livro de auto-ajuda, pertence a um género que detesto, pois acredito que a maioria dos autores deste tipo de literatura explora a desgraça alheia da pior forma, vendendo o milagre fácil, o sucesso e a felicidade em fórmulas tão simples que só alguém isolado da realidade pela depressão ou desespero as poderia comprar.

Em resumo, o livro anuncia: deseje, pense, tenha! Como se tudo na vida fosse possível, como se tudo estivesse ao nosso alcance. Contudo, acredito que nada se obtém sem se tentar e o que vale a pena obriga a luta. Assim, reformulo o enunciado para algo mais tangível, embora menos apelativo: deseje, pense, tente!

Contudo, não vale a pena estar sempre a tentar se não houver resultados. Um dos segredos da vida é desistir, sobretudo desistir de quem de nós desiste. Essa é uma lição da vida, de todos, sem excepção, mas que em alguns casos é esquecida pela repetição.

É caso para se dizer: alguém tem uma parede para se bater com a cabeça? Ok, ok, a solução pode não ser expedita, mas substitui a dor de cabeça, ou não?


Angústia: descobre o erro na foto!

Segredo: quando quiseres bater com a cabeça na parede, não uses a tua!


.

15 comentários :: Posso contar-vos um segredo?

  1. For God's Sake. É parapsicologia e ainda pior cima da barata. Bem sabemos que existem mecanismos psicologicos muito complexos mas com resultados simples, como nao interessar o que acontece mas a maneira como encaramos o que acontece, ou dizer a nos mesmos esse tipo de frases que tornou "O Segredo" uma venda excepcional, quando o segredo é a coisa mas óbvia.

    Compreendo que surte um efeito psicologico diferente quando se diz "deseje, pense, tenha" doque "deseje, pense, tente", como preconizas. Tu falas da realidade. Porque o esforço depende de nos, mas o resultado nao. E penso ser por isso que dizes que se deve desistir de quem de nós desiste. É uma questao pertinente.

    Mas aquelas tres palavras têm mais sentido nos tais mecanismos psicologicos que nao controlamos, do que se substituirmos pelo teu realismo. Eu tambem vou por aí, claro. Mas tal como as seitas usam a manipulação psicologica em nome de bem estar espiritual e de Deus etc, lucrando com isso o que é vergonhoso, penso que estas coisas dão resultado no homem medio, no homem comum...

    Não ha seres burros: o que estou a dizer é que ha mentes mais sugestionadas e como tal a palavra, o simples efeito da palavra, surte efeitos dantescos.

    Penso que o livro e esse tipo de coisas até podem ter um bom principio, de ajudar as pessoas a separar um pouco as coisas atraves da mentalizaçao, mas se as pessoas nao estiverem preparadas para o reverso da meldalha, porque tudo é "consegues, consegues", acabam por desacreditar o Homem e entram em ciclos depressivos.

    Em resumo: apoiaria a tua solução :)

    abraço

  2. "Um dos segredos da vida é desistir, sobretudo desistir de quem de nós desiste."
    Sem dúvida.
    Não sei do outro, nunca o li, embora sabendo da sua existência, claro.
    Prefiro o teu segredo! ;)

    Anónimo

    21/3/09 10:12

  3. Aprendiz,

    Tal "alcunha" que tens prenuncia a intenção de querer aprender, seja qual for o objecto de aprendizagem. Pois bem, está mais do que claro pelo que postaste que este tipo de aprendizagem não é para ti, não creio de todo que sejam apenas os isolados, os depressivos e os desesperados os únicos milhares de pessoas que compraram este livro, também não creio que sejam apenas esses que o fizeram um best seller, creio sim que a capacidade está em cada um de nós de acreditar nas suas capacidades e na sua sorte na vida! "A Sorte está do lado dos audazes" e nesta frase podemos incluir imensas pessoas que hoje são uma referência e bastante poderosas, sendo algumas dessas possuidoras desse livro e crentes naquilo que leram.
    Eu li, apesar de não o ter comprado e acredito que muito daquilo que posso está em mim, cabe-me fazer ou não uso disso.
    Aprender não obedece a regras nem critérios, para se poder verdadeiramente aprender e ter o tal Conhecimento!
    De qualquer maneira, não encontro o raio do erro na foto, estou ás voltas com isso, terei a mente limitada?

    Quanto ou post anterior, vi o vídeo depois e o que me ri, antigamente a Mulher era mais submissa que um cão (esse ainda morde de vez em quando)! Ai a emancipação, onde nos levará? lol

    Beijocas e bom Sábado

  4. Eu não concordo completamente contigo. Como tudo na vida, depende muito da forma como vais olhar para o livro e "pegar" nos princípios que estão presentes nele. Regra geral detesto livros de auto-ajuda, especialmente aqueles que são escritos por pseudo-psicólogos,astrólogos, párapsicólogos e todo um grupinho de pessoas facilmente confundidos com os psicólogos e que fazem tudo menos psicologia. "O Segredo" não é muito diferente, é tudo demasiado cor-de-rosa, bla bla bla. Ok. Concordo até um certo ponto.Mas como já disse, depende muito da forma como vais ler o livro e olhar para ele, porque há muitas formas diferentes de o fazer. O livro não é nenhuma panaceia (nunca nenhum livro será), mas contém alguns princípios que (se aplicados bem) até funcionam às mil maravilhas. beijos

  5. Com a breca...o raio do "Segredo", do qual nem sabia da existência, tem-me perseguido nos últimos dias...
    Destino? Mensagens do além?

    Não tenho paciência para "segredos", sou uma desbocada!
    ;)

    Desistir de quem desiste de nós!? Talvez! O pior é se esse alguém afinal não tinha mesmo desistido, vá-se lá saber...às vezes o "segredo" é mesmo persistir.

  6. Tenho ouvido falar muito do "Segredo", por pessoas que considero bastante e nada têem de parvas.Sinceramente e falando de livros de auto-ajuda, li um que a professora do ensino especial do meu filho mais novo me emprestou.Gostei do que li mas também não era nada de novo e como tu bem dizes, querer nem sempre é poder e se eu tento e me esfalfo!
    Acredito que possa servir de estimulo em alguns casos mas milagres não existem mesmo!
    Gostei do teu texto.
    Beijinhos e bom domingo.

  7. Lol

    Vou lembrar-me com certeza desse segredo!

    beijinho

  8. Daniel: nem preciso de argumentar! :) Só discordo um pouco de o resultado não depender de nós; não dominamos todo o contexto, um facto, mas se não tentarmos... as coisas não acontecem.
    Abraço e bom Domingo

    Maria: Nem mais! Quando falei em desistir era no sentido geral. Desistir de outro, do trabalho, de uma ideia, de uma mudança, enfim, saber dizer NÃO. É muito mais difícil do que dizer sim, mas cada um sabe de si, "nosce te ipsum"! :)
    Sabes qual é o segredo? ;) Conta, conta! LOL
    Beijocas

    Karochinha: claro que não acho que o livro tenha sido comprado pelo universo citado, a hipérbole foi para reforçar a ideia do que penso sobre este tipo de livros! Como poderia eu comentá-lo se não o tivesse lido, pelo menos em parte, para daí tira ilações?
    Concordo contigo, que nem tudo o que tem é lixo, mas dar um livro destes a quem precisa de ajuda pode ser o mesmo que dar uma pistola a alguém psicótico... passe o exagero! As ideias de sucesso são óptimas, todos nós temos direito ao mesmo, mas nem todas as ferramentas são indicadas para esse desiderato.
    Aprender obriga a erro, a muito erro, durante toda a vida, e se assim não for então não tentámos... como poderás explicar isto a uma pessoa que busca desesperadamente ajuda; que tente mas que vai poder falhar... o livro não se venderia, contudo é fácil errar quando a pessoa não está bem, daí o perigo surgir redobrado! Foi esse o sentido que quis dar.
    O erro da foto... olha, se trocares na legenda angústia por problema e segredo por solução ficas com a resposta!;)
    A emancipação... ah! onde isso nos levará! :D
    Beijinhos (cuprimentos ao Txugo, não me enganei, pois não? :)

    Lisa: tiraste-me as palavras dos dedos! :D Se leres a resposta anterior à Karochinha verás o meu pensamento. Contudo, tu que és psicóloga clínica saberás melhor do que ninguém que dar ideias de sucesso sem garantia do resultado pode ser o mesmo que dar uma pistola a um psicótico. ;)

    Ana: és perseguida e ele pensa que ainda é segredo? Coitado! :D
    Quanto ao desisitir de nós, vê mais acima a resposta que dei à Maria, ando a economizar palavras! :D Contudo, persistir demais pode tornar-se uma obcessão; acredito na perseverança, motor principal do sucesso, mas há que ter bom-senso; pedir a um gajo de 200Kg para saltar 2 metros de altura... ;)
    "Küsse und Umarmungen. Ich war im Zweifel durch die Art und Weise
    schreiben. Sie leben in Deutschland?"

    Humana: resumiste bem! Thanks! Eu também não acredito em milagres, embora a natureza nos surpreenda com fenómenos que não sabemos explicar! ;)
    Obrigado pelo comentário, volta sempre.
    Beijos

    flor: hahahaha! Podes crer, é só ter a vítima à mão! :D
    Beijinhos

    Saltos Altos Vermelhos: no que resta dele! :)
    Beijinhos

  9. Anteontem num comentário falaram-me do tal "Segredo", daí a perseguição. Ele já sabe que não é um segredo ;P

    Desistir ou persistir, depende do contexto...

    "Küsse und Umarmungen für Sie zu!
    Sie leben in Deutschland ??????....
    Diese Übersetzung ist sehr gut."

  10. Ana: Hahahahaha! Ich habe Google-Übersetzung Maut. Wo wohnen Sie? Deutschland?

  11. Aprendiz...Ik voel me net veranderen ... Mijn vertaling is natuurlijk Google.
    Duitsland? Wie? Hoe? Waarom?

  12. "Um dos segredos da vida é desistir, sobretudo desistir de quem de nós desiste."...Sem duvida!!
    Nunca li o segredo, ou algo semelhante, também não faz o meu género, mas acredito que a nossa maneira de encarar a vida a direcciona, para um ou outro caminho. Uma atitude positiva e muitas vezes o focalizar a energia (positivamente) em algo a realizar, pode operar maravilhas.

    Gostei do teu blog.
    voltarei :) beijinho

  13. Desconhecida: sem dúvida! Devemos ter uma atitude positiva perante a vida, mesmo quando confrontados com a adversidade.
    Obrigado pelo elogio ao blog; ele agradece e eu digo-te para apareceres mais vezes! :)
    Beijinhos

  14. Maravilhoso! Também odeio livros de auto-ajuda...rs

  15. Cleyton: join the club! LOL

Enviar um comentário

Não desistas à primeira! Escolhe o perfil e, antes de enviares o comentário, faz "copy" do que escreveste. Podes ter de dar mais de um ok. Não é maldade, antes ignorância deste blogue... Seria uma pena não aprender contigo! :)