Purple rain

Não seriam mais do que as duas horas da manhã. Nada convidava a levantar-me, nem o conforto nem a hora tardia. Mas há razões que desconheço e que não questiono, deixo-me levar... Vesti-me com a lentidão da irracionalidade que se aproximava. Sapatilhas, calças de ganga, uma T-shirt debaixo de um pullover em lã grossa onde a gola alta de conforto italiano jogava com o desenho alpino que a sustentava. Saio de casa e paro no patamar do meu andar. O silêncio é de ouro neste prédio, nem um ruído, nada. Terão morrido todos numa pandemia qualquer? Que interessa isso quando o que me espera não é melhor... saio do prédio e sinto de imediato o frio na cara. Calço as luvas, coloco o gorro e penso; "esquerda, frente ou direita?". Solto um sorriso, "tropa, era o que me faltava!". Escolhido o destino deu-se a caminhada, em esforço inicialmente, mas rapidamente com a alegria de me aperceber que parte de Lisboa era minha... nada, nessuno, vivalma! Perfeito, ninguém iria interromper esta aventura; a contemplação faz-se de muitas formas, difícil é encontrar razões para a fazer num tempo em que vaguear por vaguear pode ser considerado loucura de indigente. Que se lixe, adoro ser diferente, ignorante... aprendiz! A música que me acompanhou no iPod foi esta, era a que estava mais à mão... depois vieram as esquinas, os candeeiros, as montras, as sombras, as ruas perdidas nos murmúrios de folhas acariciadas pela brisa em árvores que sobrevivem à cidade; há momentos felizes! Caminho, sinto tudo em mim... eu mereço isto!!



Adoro vaguear à noite, hábito que ganhei em Londres... mas hoje sem tabaco nem cão! Não há melhor maneira de se conhecer uma cidade!

12 comentários :: Purple rain

  1. É verdade que te levantas a meio da noite para vagueares pelas ruas de Lisboa?! Uau...

    E a banda sonora é fantástica :)

    **Beijinhos**

  2. Mereces isso e muito mais!!!

    Ao ler-te, imaginei-me por essas ruas de Lisboa e senti o som estridente do silêncio... depois ao ouvir a tua sugestão musical, voei até Londres... aííííí que saudades!!!


    Beijinhos,
    Adoooooooooooooorei a escolha musical, que descoberta fantástica!!!

  3. Wowww! Bravo! Mais uma vez um post profundo de quem sabe caminhar ao encontro do misterio da vida! Alem do titulo que da nome a uma musica que adoro, de caminhares por uma Lisboa que amo e me veste de saudades, liberto as tuas palavras em cada rua de Londres!
    Beijo doce

  4. Olha que magnífica versão de "Purple Rain"!
    Deixámos o tabaquito? Deixámos é como quem diz, eu não. Já lhe disse várias vezes que saísse da minha vida mas acho que ainda não o fiz com convicção! Que se lixe!

    Relativamente ao resto, pois... o que te diga e que não pareça repetitivo? Sei lá, há momentos felizes! E ler-te é um desses momentos.

    Anónimo

    20/2/09 11:44

  5. Myosotis: em Lisboa e não só! :) É loucura, mas é saudável. Imagina fazê-lo agora numa praia perto de mim, vaguear pela praia, sentar-me na areia e sentir o vento vindo do mar... há frios piores!
    Beijinhos

    Lurba: a descoberta musical não foi minha, mas nisto de descobertas há amizades sem preço! :)
    Beijinhos


    Eu sei: que bom poder passear pelas ruas de Londres, até há pouco tempo com neve. Privilégio de sentir pulsar o centro do mundo. Sim, sou daqueles que acredita que os ingleses trouxeram mais racionalidade ao mundo do que os gregos, coitados, que ainda se agarram aos templos, ou ao que resta deles...
    Adoro essa cidade pintada de branco!
    Beijo doce


    Maria: soberba, mesmo. E a menina ainda resiste ao tabaquinho? Tss tss tss! Então, uma Moura a viver em solo cristão dedica-se a práticas pagãs? :D
    Quanto ao ler-me, Maria, o previlégio é meu poder escrever para ti e para quem por aqui passa! E acrescento, o teu blogue é uma lufada de boa disposição que não dispenso, para além de ser bem escrito! ;)
    Beijinhos

  6. Ahh...afinal não sou a única que gosta de passear sozinha à noite!;)

  7. Seguindo a tendência:
    Gostei de ler, que atitude, que bom que deve ser vaguear pela paz da noite…e a música e tal e tal…
    Deves merecer isso e muito mais, não sei, não sei…
    ;D
    Contrariando a tendência:
    Se me apetecesse algo do género não o faria por medo, não do escuro, “dos maus”!
    Também poderia escrever sobre deambulações nocturnas, o texto teria outros contornos:
    “Sem me apetecer nada tive que sair de casa às 3 da manhã para ir buscar o Diogo à ronda dos bares. Enfiei um casaco quente por cima do pijama de riscas, entrei no carro e, tipo zombie, fui a praguejar contra a minha sina e “rezei” todo o caminho para que nenhum imprevisto me fizesse sair do carro naquela triste figura”.
    Eu não mereço isto!
    ;)

    P.S. Já estou pró a enviar comentários com este mecanismo “sofisticado”!

  8. Mona Lisa: passear em Braga também tem os seus encantos; vais para o lado da Bracalândia onde agora estão a construir um hotel de 5 estrelas, e vais a pé até o Bom Jesus. Ok, podia ser até ao Sameiro, mas sou teu amigo. Ah! Não vale ir de elevador! :P Agora que lá chegaste olha para trás e "curte" a viagem que fizeste... Braga à noite vista daí é gira! Depois continuas a subir até ao lago; roubas um barco, ninguém se vai queixar, e remas entre o coaxar das rãs! Adorava estar agora num desses barcos numa noite de luar... quite an experience! ;)

    Ana GG: se mereço isto; não sei, não sei! :D Quanto ao resto, quem tem filhos... tem cadilhos! :) Mas confesso que passear na noite de pijama é um grande programa; no Carnaval seria banal, mas noutro dia... era arrojo! ;)
    O mecanismo sofisticado de comentários é também o meu Calvário... mas felizmente não canta! :D
    Bjs

  9. Que poderias aprender comigo? já deixei de ser professora há uns anos.
    Um bom domingo para ti :)

    Anónimo

    22/2/09 09:35

  10. jacky: quem não tiver a capacidade de aprender com os outros está morto. Vai aparecendo. Bom Carnaval para ti! :)

  11. Muito bonita, a foto. reparo que usas variadas vezes (nos posts, nao neste) o termo "nessuno". Eu apenas conheço ROma em Itália onde estive uma semana, mas pouco falava italiano e fiquei com aquela vontade de uma palavra musical, como musical é a lingua o italiana e brasileira (para mim, claro). Nessuno, é uma boa expressão ;)


    Abraços

  12. Daniel: eu vivi 3 anos em Itália em criança. Já lá voltei várias vezes, é um País que adoro. A língua é de facto música, não a domino como queria, preciso de uns dois dias lá para desenferrujar :)

Enviar um comentário

Não desistas à primeira! Escolhe o perfil e, antes de enviares o comentário, faz "copy" do que escreveste. Podes ter de dar mais de um ok. Não é maldade, antes ignorância deste blogue... Seria uma pena não aprender contigo! :)