O olhar

Eu não parei de olhar...



Já se falavam há semanas, dias que se repetiam com mais intensidade. O desejo de se verem era cada vez maior e o tempo só ampliava esta curiosidade incontrolável. Ela seria muito mais velha a avaliar pelas fotos, embora tivesse um glamour irresistível. Os olhos estavam sempre tapados por jogos de sombras ou óculos de sol, qual muçulmana envergonhada em se expor. Ele, na casa dos 30, não era um Adónis, mas tinha um ar malandro que se esbatia na conversa franca e humorada.

E foi assim que ela o conheceu, por detrás desta virtualidade, conversas na net em que cada um aprendeu o outro pelo que este disse de si. O risco era grande, uma aventura onde as fronteiras do razoável foram ultrapassadas pelo clima de confiança que ambos construíram. E se ela temia o encontro, que o decepcionasse, era ele o mais relutante pois receava ser imaturo. Como reagir, como dar um passo em frente, como quebrar este gelo que nenhum desejava?

Seriam 7 horas, não mais, mas a luz já entrava de rompante pelas frestas da persiana. O acordar é sempre inesperado, quase um milagre, e ele abriu os olhos lentamente na surpresa do despertar. Nos contornos da luz, mesmo à sua frente, ela acordava de um sono que ele não queria interromper. Os olhos, esses, encontravam-se escondidos por uma madeixa de cabelo que se intrometeu entre eles, como que a negar que ele a visse, que confirmasse o acordar.

Os gestos indeléveis, primeiro a mão e depois o tronco, denunciavam que ambos se iriam encontrar, que o confronto seria inevitável. Ele pegou no lençol que pendia parcialmente no tronco dela e deslizou-o até aos pés descobrindo o soberbo, algo que lhe provocou um sorriso que ainda não conseguia evitar. De seguida, embevecido com o cenário, preparou-se para o inevitável, para o renascer do sonho que vivia. No meio de uma expiração intensa a madeixa acabou por se deslocar parcialmente. Os olhos verdes miravam-no directamente com uma doçura indisfarçável. Agora sim, confirmava o olhar. Era ela, nada mudara. Este era um ritual que repetia há alguns meses, como quem se deslumbra quando descobre algo novo, belo, inusitado e que lhe fora negado por tanto tempo. Era este olhar que lhe dava vida, foi ele que quebrara o gelo.



Johann Baptist Reiter, 1849.

6 comentários :: O olhar

  1. Hmm...Engraçado..Agora de repente pergunto-me, onde foste buscar inspiração para este texto? Já agora gostei da descrição do «quase adónis» na casa dos 30:P
    beijo

  2. lindo! real! estuporante até!

    gostei muito, e quando cheguei na cor dos olhos dela...
    inverti as idades para me ser mais próximo.

    abs. ó pá!

  3. Que bonito o reencontro, ao despertar. Doce, essa leitura. Parabéns!

    Um beijo,

    ℓυηα

  4. Será impressão minha ou conheço este texto :p
    Excelente, excelente:)

  5. Gostei. Balzac já elogiava a mulher de 30 anos. Por que não a mulher mais velha?
    Saiu do lugar comum.
    Voltarei outras vezes. :D

  6. Lisa: a inspiração é fácil. Seguindo o teu raciocínio basta ter uma conta do msn e reproduzir a aventura... mas não, é ficção infelizmente; o que eu não dava para ter um olhar! ;)
    Beijo

    iilógico: invertendo as idades tudo se torna mais fácil, mais natura... quis, contudo, apostar no diverso, no improvável.
    Abraço e obrigado, pá! :)

    Luna: eu tenho este defeito; adoro o agridoce. :)
    Um beijo e volta!

    Lídia: hmmm... será? Que idade tens? :D Claro, tu assististe ao nascer da obra; eu adorava presenciar isso noutro, ver o processo, acompanhar aquilo que o outro ainda não sabe como acabará. É como viajar de surpresa em surpresa.
    Beijinho

    Teia: Balzac elogiava a mulher de 30 que era de muitos! ;) A mulher devia delirar, homens à barda para escolher entre jogos de cartas, rendas e seda!
    O lugar comum não me basta; não que seja melhor ou vaidoso, não; vivo do improvável, sou o avesso do real para melhor me ver por dentro. ;)
    Esse é outro olhar, o avesso sem ser travesso, o mais difícil pois temos de seguir o reflexo da imagem na retina numa viagem que nos descobre.
    Beijo

Enviar um comentário

Não desistas à primeira! Escolhe o perfil e, antes de enviares o comentário, faz "copy" do que escreveste. Podes ter de dar mais de um ok. Não é maldade, antes ignorância deste blogue... Seria uma pena não aprender contigo! :)