La vita è bella!

Na Venezuela, país com expatriados portugueses que da Madeira (essencialmente) rumaram à procura de novas oportunidades, nem tudo é mau! Para além do louco que comanda os destinos do país, há quem antes dele se tenha preocupado realmente com os pobres.

A história que vão ver, se ainda a não conhecem, é comovente e espantosamente contagiante. Há coisas verdadeiramente poderosas, sim, poderosas, adjectivo que vem de poder e que aqui utilizo no seu sentido mais nobre; o poder de melhorar vidas, de criar sonhos, de dar esperança a quem se podia conformar ou perder pelas melhores razões, a pobreza.

El sistema, criado por José Antonio Abreu, é de longe o maior projecto musical de âmbito social a nível planetário. Um estrondo que merece pompa e circunstância, adoptado pela Unesco como modelo a seguir. Uma ideia de génio. Este homem merece o prémio Nobel da Paz!

Mas quem é José Antonio Abreu? Nasceu em Valera em 1939 e estudou economia. Tem um doutoramento em economia petrolífera e fez algumas pós-graduações nos EUA. Foi ainda deputado, professor de economia e direito, e ministro da cultura.

Mas como se ligou ele à música? Em jovem estudou piano no conservatório de Caracas, em 1967 recebeu o prémio nacional de música sinfónica... só!

Foi em 1975 que fundou "El Sistema", formalmente conhecido como A Fundação para a Rede Nacional de Orquestras de Crianças e Jovens da Venezuela. Este é um método educativo inovador no qual a música é o veículo principal para a melhoria social e intelectual das crianças e jovens. Deste modelo já surgiram experiências em Espanha, América Latina e EUA.

E agora vejam o vídeo que eu já vos falo. Enjoy!





É impossível estarem indiferentes, não tenho leitores desses! :)
Confesso que ver um coro com surdos-mudos foi surpreendente.

Pensam que já viram tudo, não, ainda não. O maestro que aparece no vídeo nasceu depois do projecto começar, tem hoje 28 anos e é considerado um dos maiores maestros da actualidade, Gustavo Dudamel. Aclamado na Europa, EUA, Japão e sei lá mais onde?!

Gozem agora este trecho da West Side Story de Bernstein. Aviso à navegação; gozar em português é desfrutar, mas neste caso, brasileiros, usem o termo à vossa descrição!





Foi a primeira vez que vi uma orquestra a dançar nas cadeiras enquanto tocava. Eles não são só uma equipa, mas sim a soma de individualidades. Do além!


P.S. Para quem quiser saber mais sobre este projecto, mas agora em francês, fica aqui a explicação definitiva do "El Sistema". Primeira parte; segunda parte. Verão no final um ensaio improvável.

Divulguem este projecto, precisamos de uma iniciativa assim! Não falo só de música erudita, mas de toda a que possa motivar as crianças. Falem aos amigos, professores, decisores, a todos... esta é uma ideia que vale, pelo menos, um século!


P.S.2. O Blogger é perfeito. Post agendado em 9 de Junho... estou a dormir, seguramente, no Algarve!

10 comentários :: La vita è bella!

  1. E enquanto ninguém responde eu recupero da noite... com o portátil na mesa de apoio ao lado espreguiçadeira. Agora vou dar um mergulho... eu mereço isto! :D

  2. Es uma pessoa complexa... mas gosto da inteligencia dos teus textos.

  3. S*: querias que fosse uma pessoa simples? :) Percebo o que queres dizer. A desvantagem deste mundo virtual é esse mesmo, não conhecemos a maioria das pessoas na vida real o que faz com que saibamos delas somente o que elas contam de si. São necessários filtros. Cada um usa o seu! :)
    Eu quero continuar incógnito por razões minhas, nada de especial; não se trata de especular mais, mas antes de manter-me a uma distância crítica deste mundo. ;)

    Acreditas que estou a pingar enquanto escrevo isto? Hahahaha! Improvável mas absolutamente real! E o giro é que tenho amigos a rirem-se de mim por estar a escrever no portátil. Enfim, se quiseres aparece hoje à noite no bar da Júlia, praia Maria Luísa, Algarve! O gajo com pinta de cigano... sou eu! :D O jantar vai ser animado, mas não é um encontro de bloggers, logo é simples, sem complexidades maiores do que amizades e boa disposição! Será pecado? Lá se foi a distância crítica! :P

    Enfim, brincadeiras à parte, ao vivo e a cores sou bem simples. Conheço bem o meu "eu". :)

    Beijos


    P.S. Espero que aproveites o fim-de-semana para mergulhares; hei-de fazer um post sobre o mergulho. Diverte-te! :)

  4. Caro Aprendiz, em primeiríssimo lugar: invejo-te! Estás a mergulhar e eu a trabalhar! Corrijo exames e organizo minha agitadíssima semana!
    Quanto a ti, quão dura é a vida de um quase adolescente solteiro (por convicção?) e agnóstico! :D

    Sobre o projeto: magnífico! Acho que esse post complementa, de certa forma, a discussão anterior: aqui a sensiibilidade unida à utilidade.
    Talvez seja possível sermos melhores.

    Sou por demais descrente e cética, principalmente devido às análises históricas (o bombardeio de Dresden é um excelente exemplo. Conheço o livro, muitos o acham "revisionista"); mas, sabes, quando vejo uma mobilização assim... volto a ser quase idealista!

    Gostei muito dos vídeos!

    Conheces a Venezuela de Hugo Chávez?


    Ainda uma última e tola passagem: deixamos tão claro todo esse romantismo em meu blog? rssss
    Ah! Caro Aprendiz, sou cética e descrente, mas sofro de um sério problema adquirido com escritores do século XIX - muitos deles portugueses. Sou traída pelas minhas palavras quando são os assuntos do coração que estão em voga!
    Ah! É horrível que eu não consiga esconder que sou tola de tão romântica! hahahahahah

    Enfim, como podes perceber, há ópios tão, ou mais interessantes, que a leitura, que realmente permitem divagações! :P

    Enfim, caro colega de blogsfera, viva a vida, não?
    Beijos!

  5. Apoiado, apoiado! :)

  6. Teia: não invejes mais, acabei de chegar a Lisboa. Amanhã espero almoçar ao sol o que já não é mau!

    "quase adolescente solteiro (por convicção?) e agnóstico!"; o quase é uma palavra com uma elasticidade fantástica ;)... o estar "solteiro" não é por convicção, gosto da boa vida mas não sou parvo! ;) A Monica Bellucci simplesmente não está disponível! :D

    O projecto é fabuloso porque é simples, barato, transversal, com efeitos imediatos. É um idealismo pragmático! ;)

    Sim, conheço a Venezuela. Só lá fui uma vez, mas deu para visitar Caracas, o Salto Angel (obrigatório; na Amazónia Venezuelana) e a ilha Margarita. Esta última tem uma praia fantástica para o surf, "Playa del Agua". Para mergulhar nada como "Los Roques", perto de Caracas, um dos melhores spots do mundo, hoje parque nacional.

    Quanto ao romantismo... sim deixas transparecer essa felicidade que vivem e ainda bem. Haverá melhor ópio do que esse? Não me parece! ;)

    Buona vita a tutti! :)

    Baci!

  7. Lídia: ti à piaciato? Basta una buona idea, un progetto fattibile per fare la differenza. Dovremmo impegnarsi insieme per il benessere e per la sicurezza di tutti. Suona bene? :)

    Baci bella donna

  8. Nota: não sei porque escrevi em italiano... e porque não? :D

  9. Agora faz a tradução porque percebi muito pouco! :p

  10. Olá Aprendiz!
    Bem, nunca tinha passado por aqui apesar de já ter visto alguns comentários teus no blog da Mona Lisa. Não posso ficar indiferente perante este post. Sou Venezuelana e sinto-me muito orgulhosa por este magnifico trabalho que tem vido a ser desenvolvido na Venezuela e que nasceu numa Venezuela muito diferente à de hoje em dia, cujas diferenças sociais agora são mais acrescidas e se fazem sentir com maior ímpeto! O rosto dessas crianças moldou em mim um sorriso… Sem dúvida, é um excelente programa e muito bem guiado pelo José António Abreu. Se queres que te diga uma coisa, fiquei muito contente de ver novamente esse entusiasmo típico dos Venezuelanos… Tenho muitas vezes saudades disso mesmo!
    Por último, sem querer expor a minha orientação política, posso apenas referir que é lamentável que um país como Venezuela esteja neste momento nas condições em que se encontra e que por causa disso esteja perdendo grandes profissionais e talentos de um potencial inigualável.
    Gostei muito do post! Parabéns…
    Beijinhos**
    Ps. Fico contente em saber que gostastes de visitar Venezuela. Sem dúvida, estivestes em sitios muito bons :) "La gran Sabana" um dos meus sítios preferidos!!

Enviar um comentário

Não desistas à primeira! Escolhe o perfil e, antes de enviares o comentário, faz "copy" do que escreveste. Podes ter de dar mais de um ok. Não é maldade, antes ignorância deste blogue... Seria uma pena não aprender contigo! :)