Plágio

Descobri por mero acidente as Bananarama (de 1982) ou Spice Girl (de 1994) coreanas. Quem são? Simples, uma girls band. As Girl Generation (de 2007) são frescas, leves e divertidas; música para dançar. Sucesso? Imenso; estão em vários top charts.

Mas porquê o meu interesse se não é música que me tire o sono?

Pela primeira vez vejo um plágio permitido no Youtube. De facto, uma música deste grupo foi copiada dentro do grupo Universal por outra banda do Uzbequistão... de onde??? Um país entalado entre o Cazaquistão e o Afeganistão, boa vizinhança... portanto! Aqui não existem direitos de autor, mas acredito piamente que os trampolineiros nem imaginassem que um dia alguém desse com a cópia. Bastou o Youtube. E se é impressionante a qualidade da cópia, são magníficos os comentários que a acompanham.


ORIGINAL

KARAOKE


CÓPIA



E agora fechem a boca que eu fiz o mesmo. Para desenjoar das ubzequistanesas deixo-vos mais uma música das coreanas.

É impressionante a montra que surge no vídeo pois as protagonistas são verdadeiros manequins. É curioso comprovar que as cores variadas estão na moda e que as sobrancelhas não são tratadas. Aliás, a beleza coreana procura retratar a mulher sem maquilhagem, os restantes atributos bastam. A proporção, essa, é a mesma do norte da Europa; os ditames da moda obrigam à proporcionalidade perfeita, mais 30% de pernas do que de tronco. Sim, eu sei, as portuguesas ficam eliminadas... mas eles são mais e nós vamos na onda! E que onda...



KARAOKE


Já tinham ouvido cantar em coreano? Um miúdo de 13 anos, ao ver a música a passar no meu portátil, aproximou-se e comentou... "brutal!". Está encontrado o público alvo. :)

Ah! Mulheres portuguesas, não desanimem... as coreanas precisam de saltos altos! ;)



Nota: quem conseguir cantar os Karaoke pode candidatar-se aos Ídolos. Afinal ela fez o mesmo...

6 comentários :: Plágio

  1. Plágios?!
    Também aqui os há e aos montes entre blogs.
    É uma prática do dia a dia.

  2. mfc: tens toda a razão. Aliás, eu tive dois blogues e num deles tive um brasileiro que se alimentava dos posts para fazer os seus. A audácia foi tal que o nome do blogue dele era o plural do meu! :D

    Abraço

  3. Já que falas disso, deixa-me que te diga que o descaramento desse era tal que passava a vida a comentar o teu blog. Dei-me ao trabalho de comparar textos mas era tudo tão demasiadamente óbvio que desisti de tentar perceber tal personagem.

  4. Red: olá desaparecida! :) Estou em falta contigo, pois mal tenho tempo para passar por aqui quanto mais visitar-te. Vou passar na tua "casa" e tu vê se vais dando notícias. :)
    Quanto às cópias, passei pelo blogue dele e a coisa continua, fotos incluídas. Ele tem muita matéria no outro blogue, pode sangrá-lo todo! :D
    Cheguei à fala com ele no msn, bom rapaz, não o faz por mal mas por devoção... e eu que nem sou santo! ;)

    Beijinhos

  5. Que faz uma pessoa descobrir tais coisas? O mero acaso?

  6. kika: não há combustão espontânea, tudo obriga a trabalho... e curiosidade. A descoberta foi feita por outros, eu limitei-me a manter-me informado e divulgar. Mas na verdade, o que me interessou foi a música coreana!
    Beijos

Enviar um comentário

Não desistas à primeira! Escolhe o perfil e, antes de enviares o comentário, faz "copy" do que escreveste. Podes ter de dar mais de um ok. Não é maldade, antes ignorância deste blogue... Seria uma pena não aprender contigo! :)